7 passos para cultivar uma hortinha em apartamento
- 20 de mar. de 2018
- 4 min de leitura
Atualizado: 28 de jul. de 2018
Viver em apartamentos não é mais desculpa para não cultivar plantas e muito menos para não ter uma alimentação mais natural, orgânica. O produto orgânico é um alimento sadio, limpo, cultivado sem agrotóxicos e sem fertilizantes químicos. São cultivados através de processos naturais, que não agridem a natureza e não fazem mal a saúde.
A partir de agora, saiba em 7 passos, como cultivar hortaliças e temperos em vasos e jardineiras em espaços pequenos deixando a decoração da casa ainda mais bela e apetitosa.

1. LISTA DE MATERIAIS
Materiais que você vai precisar: - mudas orgânicas ou sementes - jardineira plástica - pazinha - manta bidim - condicionador de solo Terral - argila expandida - seixos ou pedras
2. ESCOLHA DO VASO
O primeiro passo para ter uma hortinha é saber o que se quer produzir. Tudo depende da planta que escolher. Para temperos (salsa, cebolinha, hortelã, coentro, etc.) uma jardineira com 30 x 20 x 20 cm de comprimento, largura e altura é suficiente. No caso de hortaliças de folhas, como alface e almeirão, os vasos podem ser individuais no chão ou na parede ou uma jardineira maior com 50 x 30 x 20 cm (comprimento, largura e altura). Para a escolha de plantas como tomate, pimentão, couve-folha, pimenta biquinho, entre outras, o vaso deverá ser individual e com tamanho maior que 30 x 30 x 30 cm para garantir o maior crescimento radicular, foliar, produção de flores e frutos.

3. DRENAGEM DO VASO
A drenagem do fundo do vaso é uma das partes mais importantes do plantio. Vasos com drenagem ruim propiciam acúmulo de água, consequentemente, apodrecimento radicular. Em contrapartida, vasos sem elementos drenantes propiciam o crescimento de minhocas que entram pelos furos dos vasos. As minhocas em áreas fechadas, como os vasos, formam torrões que compactam o solo, prejudicando a aeração e o crescimento radicular. Como forma de drenagem, sugerimos: seixos, argila expandida, manta bidim, brita, cacos de telhas, etc.

A floreira deve ter vários furos para promover o escoamento da água. Por ter pouca profundidade, é ideal para a plantação de plantas rasteiras.

O plantio é simples e pode ser realizado em qualquer local do apartamento. "Para começar, jogue uma camada fina de argila expandida dentro da jardineira, que ajuda a deixar a horta com a umidade na dose certa, evitando que a terra se encharque e prejudique o sucesso da sua empreitada

A segunda camada é a manta de bidim. Sua função é filtrar a água, preservando os nutrientes que irão alimentar as plantas
4. SUBSTRATO OU CONDICIONADOR, O QUE DEVO USAR?
Para ter sucesso no crescimento das plantas é importante utilizar produtos que sejam capazes de reter umidade, que tenham nutrientes em sua composição e que sejam produtos orgânicos, neste caso, o produto ideal é o condicionador de solo orgânico. Quando for adquirir um produto para o plantio da hortinha, deve-se procurar na embalagem a Classificação do Produto pelo Ministério da Agricultura, como Condicionador de Solo Classe A, essa classificação indica se ele é ou não orgânico.

Faça uma camada de condicionador de solo nos 2/3 restantes do vaso.

5. ESCOLHA DA PLANTA
Cada cultura possui uma forma de crescimento e tempo diferente para a colheita. Os temperos (salsa, alho-porro, cebolinha, coentro, hortelã, etc.) tem sido uma das culturas mais escolhidas, pois após estarem adultas suas folhas renovam-se rapidamente e são colhidas de formas simples cortando-se as folhas na base. A brotação da planta também é muito rápida, enchendo-se os vasos em pouco tempo. A alface também é uma cultura bastante apreciada, porém após estar adulto o pé é colhido inteiro, cortando-se a base rente ao solo. Outras plantas como tomate cereja, morango e pimentas (biquinho, dedo de moça, malagueta, etc.), também são apreciadas pela enorme produtividade dos frutos e pela facilidade da colheita, mas, por serem plantas que produzem frutos, são mais exigentes em nutrientes se comparadas ao cheiro verde.

6. COMO PLANTAR?
Para o plantio, deve-se fazer a drenagem do vaso, adicionar o Condicionador de solo “Classe A” até a borda do vaso, apertar levemente com as mãos para nivelar o vaso, molhar para que a água desça até o fundo e, fazer com o uso de uma pazinha, a cova ou as linhas com profundidade de 0,5-1,0 cm para o plantio das sementes. A cobertura destas sementes pode ser feitas com esterco fino ou o próprio condicionador de solo esfarelado por cima. As mudas devem ser posicionadas na cova, cobertas com condicionador e levemente apertadas ao redor para ficarem firmes. Após o plantio, deve ser feita a irrigação ou rega do vaso até escorrer água no fundo.


É possível cultivar uma horta mista com as plantas rasteiras. Na outra metade da jardineira você pode colocar uma espécie como o coentro. Para plantação do coentro, repita o mesmo procedimento da cebolinha. Conforme for enterrando o torrão, complete com terra
7. ONDE COLOCAR MINHA HORTINHA?
O vaso da hortinha deve ser posicionado na varanda ou próximo à janela da cozinha, é importante que receba no mínimo 3 horas de sol direto ou preferencialmente, o sol da manha. A exposição aos ventos é um ponto negativo, pois os mesmos desidratam as plantas rapidamente. As plantas não crescem bem na sombra, ficam com coloração escura, pescoçudas e mais susceptíveis ao ataque de pragas.

Para preservar a horta, a cada três meses, realize uma manutenção e faça o controle de doenças e pragas. Espécies como a salsinha requerem a troca de muda, a cada três florações. Nessa época, faça a adubação de cobertura superficial, espalhando sobre a terra uma mão de húmus de minhoca ou esterco. Boa colheita!
Fonte Imagens: Fabiano Cerchiari/UOL
Comments